Esta grande imagem é de Setembro de 1980 e assinala uma data histórica para os bombeiros de Peso da Régua.
São os momento do desfile motorizado de viaturas dos bombeiros portugueses de todo o país que foi realizado nas principais ruas da cidade, que marcou o encerramento do 24ª Congresso dos Bombeiros Portugueses, das comemorações dos 50º aniversário da Liga dos Bombeiros e do 100º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua.
Foi um acontecimento ímpar para a cidade duriense, reconhecida como a “Capital do Douro” e inesquecível para a história dos bombeiros de Peso da Régua, que festejavam em glória e vitalidade os seus 100 anos de vida ao serviço da população.
Estiveram presentes de representações de bombeiros de todo o país, os principais dirigentes dos bombeiros, como o Padre Vítor Melícias, Eng. João Manuel Palmeirim Ramos, Comandante Manta, o saudoso e nosso amigo Rodrigo Félix, Presidente Direcção da Federação de Vila Real e ainda o Ministro da Administração Interna, Eurico de Melo e o Presidente da República, o General Ramalho Eanes que foram sempre acompanhados pelo carismático prof. Renato Aguiar, Presidente da Câmara Municipal.
Desta imagem, da autoria do fotógrafo reguense Baía Reis, retêm-se a passagem dos carros de pronto-socorro fogo, a demonstrarem muita antiguidade para as suas funções, na sua singela beleza, pela rua da Ferreirinha, com uma presença grande de pessoas a assistirem, o que tornou esta cerimónia não só num verdadeiro êxito de afirmação da capacidade dos “soldados da paz”, como numa festa de cor e alegria.
Este desfile motorizado de Peso da Régua foi atentamente observado pelo jornalista Luís Miguel Baptista, no seu interessante livro “75 Anos a Construir Futuro”, onde com toda a razão afirma o seguinte:
“O desfile apeado e motorizado do Congresso, com a participação de corpos de bombeiros de todo o país, assume a expressão do voluntariado e das potencialidades humanas. Viaturas há muito tempo ao serviço, de características obsoletas, suscitam a necessidade de lançamento de acções para o equipamento, formação e modernização dos bombeiros”.
Hoje sabemos que este 24º Congresso dos Bombeiros Portugueses, realizado em Peso da Régua, marcou uma fase de viragem na vida dos bombeiros portugueses, que passaram a ter uma outra atenção do poder político, reconhecendo-os como os principais agentes da protecção civil, a quem deviam ser dado melhores meios materiais para a realização das suas missões. Isso aconteceu, felizmente, no caso desta Associação que nesse ano de 1980 recebeu um moderno veículo de combates a fogos urbanos, o famoso “Baribi”, um Mercedes que, apresentava como novidade, ter sido carroçado em Itália.
- Peso da Régua, Abril de 2009, José Alfredo Almeida.
Outros textos publicados neste blogue sobre os Bombeiros Voluntários de Peso da Régua e sua História:
- Uma instrução dos bombeiros no cais fluvial da Régua - Aqui!
- A Ordem Militar de Cristo - Uma grande condecoração para os Bombeiros de Peso da Régua - Aqui!
- Os Bombeiros no Largo da Estação - Aqui!
- A Tragédia de Riobom - Aqui!
- Manuel Maria de Magalhães: O Primeiro Comandante... - Aqui!
- A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua - Aqui!
- A cheia do rio Douro de 1962 - Aqui!
- O Baptismo do Marçal - Aqui!
- Um discurso do Dr. Camilo de Araújo Correia - Aqui!
- Um momento alto da vida do comandante Carlos dos Santos (1959-1990) - Aqui!
- Os Bombeiros do Peso da Régua e... o seu menino - Aqui!
- Os Bombeiros da Régua em Coimbra, 1940-50 - Aqui!
- Os Bombeiros da Velha Guarda do Peso da Régua - Aqui!
- Link's:
Sem comentários:
Enviar um comentário