sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bombeiros da Régua agradecem a ajuda para o 41º Congresso acontecido


A Direcção e o Comando da AHBV do Peso da Régua agradecem o apoio concedido pela Câmara Municipal do Peso da Régua, na pessoa do seu Presidente Eng. Nuno Gonçalves, decisivo desde a primeira hora para que nada faltasse na organização do 41º Congresso Nacional dos Bombeiros Portugueses e que foi essencial para garantir o sucesso em todas as suas vertentes, o que muito agradou aos dirigentes da LPB, das várias federações e associações do país. Sem esta parceria exemplar do executivo camarário reguense, a associação humanitária não teria condições para garantir aos quase dois mil bombeiros e dirigentes que visitaram o Peso da Régua que tivessem uma magnífica recepção.

Contribuíram da mesma forma para o êxito este 41º Congresso várias instituições e personalidades da vida nacional e local, a quem aqui publicamente se agradece a ajuda ou sua colaboração. O nosso obrigado é para: as Junta de Freguesias de Peso da Régua e de Godim, Casa do Douro, Museu do Douro, Cooperativa Vitivinícola do Peso da Régua - Caves Vale do Rodo, Destacamento da GNR do Peso da Régua, Agrupamento de Escolas de Alagoas, em Godim, Regimento de Infantaria de Vila Real, Centro de Operações Especiais, de Lamego, Capitania do Douro, Supermercado Modelo, Supermercado Pingo Doce, Associação Guias e Escoteiros Europa - Portugal, Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real e suas 27 AH/CB`s, Banda de Música da AHBV de Moncorvo, jornais “Arriais” e “Noticias do Douro”, rádio “ Douro FM”, blogue “Escritos do Douro”, Padre Vítor Melícias, Comandante Operacional dos Distrito de Vila Real, Eng. Carlos Silva e o Comandante António Araújo, do Conselho Executivo da LBP.

Agradecemos também à população reguense que assistiu e apoiou numa manifestação de entusiasmo e carinho o desfile dos Bombeiros do Distrito de Vila Real, com cerca de 300 elementos e muitos veículos para fogos e ambulâncias, que percorreram de forma garbosa e imponente, demonstrativa de todas as actuais e modernas capacidades no socorro, ao longo da Av. Do Douro, enquanto as suas nove embarcações de socorro sulcavam as águas serenas da bacia do rio Douro, numa inesquecível tarde de sol.
- In "Noticias do Douro".
41º CONGRESSO DOS BOMBEIROS PORTUGUESES
A Régua foi a Capital dos Bombeiros de Portugal
Jornal "Arrais", quinta-feira, 03 de Novembro de 2011
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Twitter (https://twitter.com/#!/foreverpemba) tag's #Portugal #Douro #Bombeiros_da_Regua -  Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Novembro de 2011.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

41º Congresso dos Bombeiros Portugueses

O 41º Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), reunido na Régua entre 28 e 30 de Outubro, escolheu o comandante Jaime Marta Soares para liderar a confederação até final de 2014 e, a uma só voz, vencedores e vencidos apelaram à unidade no momento difícil que as associações de bombeiros atravessam.

O comandante Jaime Marta Soares venceu as eleições com 375 votos contra os 298 arrecadados por Joaquim Rebelo Marinho. Marta Soares é actualmente o presidente da mesa de congressos da LBP, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra e comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares. Joaquim Rebelo Marinho é vogal da direcção da Escola Nacional de Bombeiros, por indicação da LBP, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu e presidente da assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Satão.
Este encontro com mais oitocentos participantes foi uma disputa eleitoral mas, depois disso, constituiu uma jornada de apelo à unidade perante as gravíssimas dificuldades por que os bombeiros portugueses estão a passar. De tal modo, que a sobrevivência de muitas associações começa já a estar em causa.

No cerne da questão está o transporte programado de doentes e as decisões ou demissões unilaterais do Ministério da Saúde de incumprimento do acordo estabelecido com a LBP nesse domínio e que, em primeira instância está a coarctar aos cidadãos o direito de aceder a esse transporte. A queda abrupta dos pedidos de transporte com a consequente quebra de receitas, em média superior a 50 por cento, está na origem da difícil situação financeira vivida pelas associações e corpo de bombeiros. Essa situação teve já como consequência imediata o despedimento de muitos colaboradores dos bombeiros que asseguravam o transporte de doentes.
No decorrer do congresso foi também sublinhada a urgência de um modelo de financiamento dos bombeiros que substitua o modelo actual provisório e desfasado já que , inclusive, os seus valores não são actualizados há quatro anos e os custos do dia a dia não têm parado de crescer.

No âmbito do sistema de protecção civil, do congresso saiu reforçada a vontade dos bombeiros de, participando nesse sistema, poderem ter uma direcção autónoma como todos os restantes agentes da protecção civil.

A sessão de abertura do congresso decorreu nos paços do concelho de Peso da Régua com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, Filipe Lobo de Ávila, enquanto a sessão de encerramento, realizada no pavilhão multiusos municipal, foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. No decurso desta sessão procedeu-se à atribuição da Fénix de Honra ao Provedor da LBP, comandante Fernando Vilaça.

De destaque no programa deste Congresso foi também a apresentação do livro “Memórias dos Bombeiros do Peso da Régua”, da autoria do Dr. José Alfredo Almeida, presidente da AHBV do Peso da Régua e da Federação dos Bombeiros de Vila Real, apresentado no belíssimo salão nobre da Casa do Douro, pelo padre Vitor Melicias, que elogiou o trabalho do autor e qualidade da obra, pelo enaltecimento do colectivo de acontecimentos ímpares na vida de uma associação/corpo de bombeiros com 131 anos de história.
No final, decorreu um desfile apeado e motorizado de cariz temático que permitiu conhecer as várias valências e tipos de missões e socorro prestados pelas associações de bombeiros do distrito de Vila Real. Associaram-se também ao desfile diversos guiões de federações distritais e associações e corpo de bombeiros de outras zonas do país.
- Peso da Régua, 1 de Novembro de 2011

Clique  nas imagem acima para ampliar. Imagens de Francisco Ferreira/Foto Baía. Texto e imagens cedidas pelo colaborador deste blogue, Dr. José Alfredo Almeida. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Novembro de 2011.
Retalhos do desfile apeado e motorizado de cariz temático das associações de bombeiros do distrito de Vila Real
(Clique nas imagens para ampliar)
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41º CONGRESSO DOS BOMBEIROS PORTUGUESES
A Régua foi a Capital dos Bombeiros de Portugal
Jornal "Arrais", quinta-feira, 03 de Novembro de 2011
(Click com o "rato/mouse" para ampliar e ler)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Era uma vez um comboio...


Antigo ferroviário oferece-se para recolocar os carris na Linha do Corgo.
(Jornal de Noticias, Vila Real, Sta Marta de Penaguião, 31 de Outubro de 2011)
Aos 82 anos, o antigo ferroviário José Pinto Mourinha quer ir ajudar, e de graça, a recolocar os carris da Linha do Corgo só para ver passar de novo o comboio entre Régua e Vila Real.
Este octogenário juntou-se às cerca de 50 pessoas que participaram este domingo, em Alvações do Corgo, município de Santa Marta de Penaguião, para debaterem o "Presente e o Futuro", numa iniciativa promovida pelo Movimento Cívico pela Linha do Corgo (MCLC).
O Plano Estratégico de Transportes do Governo prevê a desactivação da Linha do Corgo, entre Peso da Régua e Vila Real, que actualmente se encontra com circulação suspensa.
Encerrada desde Março de 2009 pelo anterior governo, que alegou razões de segurança, a linha que ligava a Régua a Vila Real deveria ter sido alvo de um investimento de 23,4 milhões de euros em obras de reparação e reabrir até ao final de 2010.
As obras pararam após o desmantelamento dos carris, ficando no lugar da linha férrea uma estrada de terra batida.
José Pinto Mourinha foi chefe de distrito da CP. Em 1984, chefiou uma equipa de 45 homens na requalificação da Linha do Corgo até Chaves. Poucos meses depois assistiu ao encerramento de Vila Real para cima.
"Reparámos a linha bem reparada e depois fecham-na. Tanto dinheiro que nós gastámos a meter carris", salientou o antigo ferroviário.
Primeiro até Chaves, mais tarde em toda a extensão. Por isso agora, José Pinto afirmou que "tornava para lá" e "de graça" para ajudar a montar os carris de novo nesta via estreita.
Ao lado, Luciano Sousa Lucas garantiu que ajudava até porque agora é obrigado a viajar no autocarro que substituiu o comboio, um meio que transporte que considerou mais "perigoso" por causa da estrada estreita.
O MCLC lançou uma petição em defesa do regresso do comboio a esta via já em 2012. O objectivo da petição é atingir as quatro mil assinaturas, número mínimo para levar a petição a debate na Assembleia da República.
Daniel Conde, do MCLC, defendeu a reactivação da linha, mas com um comboio moderno que ande entre 50 a 80 quilómetros e com horários que sirvam as populações.
"Neste país só não há dinheiro para o que não se quer. Só nos estudos do TGV já se gastaram 116 milhões de euros e não há nada no terreno", sublinhou.
Este responsável apelou às populações locais para se juntarem e lutarem para Linha do Corgo.
O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, o socialista Francisco Ribeiro, participou neste debate até porque considera que o encerramento definitivo da linha uma "notícia muito triste". No entanto, referiu que ainda não teve qualquer comunicação oficial sobre este assunto.
As preocupações do presidente aumentaram por causa dos rumores de que a CP se prepara para acabar com o transporte rodoviário, alternativo ao ferroviário, o que, na sua opinião, se tornará "num drama complicadíssimo" que deixará a população de Alvações do Corgo "completamente abandonada".
Não há transporte público que ligue esta freguesia à sede do concelho e a maior parte da população, trabalhadores e estudantes, deslocam-se para a Régua ou Vila Real.
Em representação da Câmara da Régua, o vereador Mário Montes referiu que as autarquias "foram claramente levadas" na questão da Linha do Corgo e salientou a disponibilidade para lutar e protestar.
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Era uma vez um COMBOIO HISTÓRICO ?

Recortes - RÉGUA, antes... RÉGUA, depois...


(Clique na imagem para ampliar)
Peso da Régua - Rua dos Camilos