quinta-feira, 18 de abril de 2013

Retalhos da net - OS ENCANTOS DO DOURO

Há cerca de 2 anos comecei a deslocar-me com regularidade à cidade da Régua, para desenvolver as acções inerentes à organização do Congresso Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, realizado nesta cidade em Outubro de 2011. Nestas deslocações tive oportunidade de descobrir os encantos desta cidade e do Douro.

Para esta descoberta contribuiu o meu amigo José Alfredo Almeida, na ocasião Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua e da Federação de Bombeiros de Vila Real. Na verdade devo-lhe a ele os vários roteiros que fiz por essas terras de sonho, onde a harmonia do rio Douro com as encostas verdejantes que o ladeiam nos fascina os olhos e ilumina a alma.

Com frequência recebo fotos da Régua, tiradas pelo José Alfredo com a câmara do seu Telemóvel, em várias horas do dia e em situações climatéricas diferenciadas.

São fotos, como a que insiro neste texto, que revelam um talento muito particular para a arte da fotografia, uma vez que, com um suporte limitado, o José Alfredo consegue documentar a privilegiada beleza de uma região, que a UNESCO reconheceu como perola universal, ao classifica-la como Património da Humanidade.

Sinto necessidade de programar umas férias nestes lugares, que me conquistaram de forma singular. Sinto necessidade de me deter em contemplação sobre as imagens que as fotos do José Alfredo me revelam. Sinto necessidade de reviver a emoção que esta região fantástica do nosso país me provoca, pela mensagem de vida que ela representa. Quero lá voltar!
- Postado por Duarte Caldeira às 09:00 - 18/04/2013 em 'Repórter Caldeira'.
Clique na imagem para ampliar. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Abril de 2013. Transcrição do blogue "Repórter Caldeira". Todos os direitos reservados. Só permitida a cópia, reprodução e/ou distribuição dos artigos/imagens deste blogue com a citação da origem/autores/créditos. 

Sem comentários: