terça-feira, 3 de abril de 2012

Retalhos da net: Real Companhia Velha propõe enoturismo de natureza na Quinta das Carvalhas-Douro


Primavera é tempo de amendoeiras em flor, é tempo das videiras terminarem a época de repouso e iniciarem a fase de abrolhamento… Estas são apenas duas razões que levam a Real Companhia Velha – produtora de vinhos do Porto e Douro fundada em 1756 e a mais antiga empresa portuguesa, com actividade ininterrupta há 255 anos – a convidar para uma ‘Caminhada e Prova na Quinta das Carvalhas’, situada no Pinhão, em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A “quinta mãe” da Real Companhia Velha é uma das mais emblemáticas propriedades durienses, sendo considerada por muitos a quinta “imagem do Douro” porque permite uma amostragem do território e do que mais belo o Douro tem para mostrar: dificilmente num outro local se consegue ver tanto em tão pouco tempo. O monte das Carvalhas, que está a 600 metros de altitude e onde se desfruta de uma paisagem a 360 graus, é o ponto de "excelência" para a observação da propriedade (e do Douro).
Visitar a Quinta das Carvalhas é ver o Douro por dentro – com os trabalhos da vinha (como a poda, a escava ou a vindima), a apanha da azeitona ou a reconstrução dos tradicionais muros de xisto – e os melhores ângulos da sua paisagem. É ver vinhas com mais de 70 anos e encostas com 70 graus de declive; é admirar o rio Douro; é desfrutar de fauna e da flora em simbiose: pela Quinta das Carvalhas estão espalhados espaços jardins, construídos com pedras de granito antigas e esteiros de xisto e onde foram plantadas várias plantas e ervas.
Os percursos a pé são vários e podem ser definidos em função de cada grupo, dependendo da idade, vontade de caminhar e até da sua coragem. Sob o mote “Caminhar pelo Douro, um prazer inesquecível!”, a Real Companhia Velha convida para um momento de lazer em harmonia com a Natureza, mas também de partilha da história da Companhia, que se confunde com a do Douro e de Portugal, da cultura associada à Quinta das Carvalhas, ao Douro e ao vinho, feita por quem conhece e vibra a cada palavra que solta… No final de cada visita, há tempo e espaço para provas de vinhos do Porto e DOC Douro. Há também a possibilidade de adicionar ao programa um almoço bem tradicional na Casa Redonda, situada no topo da Quinta das Carvalhas.
Mais informações sobre ‘Caminhada e Prova na Quinta das Carvalhas
Preço: € 15,00 / pax (inclui prova vinho do Porto Quinta das Carvalhas Tawny Reserva)
Programa disponível durante todo o ano | todos os dias
Suplemento: almoço tradicional na Casa Redonda (no topo da Quinta das Carvalhas) | € 30,00 / pax
Reserva obrigatória mediante disponibilidade
Informações e reservas através de turismorealcompanhiavelha@gmail.com

Sem comentários: