sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ser Bombeiro não é quem quer…

Poderíamos simplesmente dizer, que ser bombeiro é possuir um treino adequado para combater incêndios, resgatar pessoas em situações de perigo ou socorre-las em situações de doença, e ainda para salvar bens materiais. Mas estaríamos a ser redutores, era como se narrássemos apenas parte deste “história”. A “missão” do Bombeiro é nobre.

Ser Bombeiro não é quem quer, mas quem pode. Ser Bombeiro é todo aquele homem ou mulher, que é capaz de abraçar o mundo com o seu coração. Ser Bombeiro é ter um coração que bate “desesperadamente” por quem o chama, por quem mais precisa de ajuda. Não é por caso que lema dos bombeiros é “vida por vida”.

Só é capaz de dar a sua própria vida quem ama verdadeiramente o seu próximo. Numa época em que os valores do altruísmo e amor ao próximo parecem escassear, os bombeiros continuam a ter nestes princípios o seu lema de vida.

Quando era criança, um pouco antes do Natal, por altura do aniversário dos Bombeiros da Régua, era com grande alegria, que via passar junto da minha porta os Bombeiros com as suas bonitas fardas e reluzentes machados. Esse, era um momento mágico para mim. O desfile em parada destes “soldados” marcou decisivamente a forma como vejo estes Homens.

Aprendi, que este “exército” da paz são homens e mulheres com uma capacidade de entrega sem limites.

São seres humanos, que passam pela nossa vida sempre de uma forma discreta, mas deixando sempre em cada um de nós uma marca indelével.

A todos os homens e mulheres, que diariamente se entregam ao serviço de todos nós, dando, caso seja preciso a sua vida, expresso a minha elevada estima e gratidão.
- António Manuel Almeida, Julho de 2013.

Clique na imagem para ampliar. Sugestão de texto e imagem do Dr, José Alfredo Almeida (JASA). Foto de Miguel Guedes, Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Julho de 2013.Este artigo pertence ao blogue Escritos do Douro. É permitido copiar, reproduzir e/ou distribuir os artigos/imagens deste blogue desde que mencionados a origem/autores/créditos. 

Nenhum comentário: