segunda-feira, 26 de novembro de 2012

132º. aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua


Celebra-se no dia 28 de Novembro  mais um aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua, fundada há 132 anos por um conjunto de 27 cidadãos reguenses  liderados pelo dinâmico Comandante Manuel Maria de Magalhães, que será festejado no domingo, dia 2 de Dezembro, com a presença do Senhor Secretário da Administração Interna Filipe Lobo d` Ávila em representação do Ministro da Administração Interna.

Do programa  das comemorações consta a importante  cerimónia de atribuição de uma Medalha de Mérito de Protecção e Socorro Civil à Associação e ao seu Corpo de Bombeiros, sendo reconhecidos, com justiça, pelo poder político a sua notável folha de serviços ao longo da sua história e o papel activo na missão de  protecção e socorro de bens e vidas  e o  serviço   transportes de doentes, emergentes e programados, prestados à população  do concelho.

Durante a sessão solene serão também agraciados com o Crácha de Ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses dois ex-presidentes da direcção da instituição, o senhor Dr. Aires Querubim de Meneses Soares, antigo Governador Civil de Vila Real e António Bernardes Pereira, um conhecido comerciante e ex-vereador da Câmara Municipal do Peso da Régua, ambos em reconhecimento pelo seu contributo para o engrandecimento e prestigio da instituição que serviram durante vários mandatos  nos anos 80, salientando-se a construção do Bairro Social dos Bombeiros, a ampliação do Quartel Delfim Ferreira e a brilhante realização do 24º Congresso Nacional dos Bombeiros Portugueses.

A título póstumo, a instituição vai também agraciar com a Medalha de Serviços Distintos-Grau Ouro, da LBP, dois  cidadãos recentemente falecidos que, cada à sua maneira, prestigiaram os bombeiros da Régua e  a sua fanfarra.

Um deles é o senhor Joaquim Sequeira Teles, conhecido empresário e destacado dirigente da arbitragem nacional, que também foi bombeiro voluntário mais de trinta anos e que  sempre ajudou a associação nos momentos mais difíceis. Quando pertenceu  ao  quadro de honra dos bombeiros  nunca deixou de estar presente em nenhum dos aniversários, manifestando sempre uma paixão e uma grande dedicação à causa do voluntáriado que ele serviu com muito orgulho. Ele é assim um verdadeiro reguense, digno da nossa admiração e, sobretudo, exemplo de cidadania a ser salientado juntos das novas gerações de bombeiros.   
O outro cidadão  a ser agraciado a título póstumo é o senhor Manuel Carneiro que serviu a fanfarra dos Bombeiros da Régua desde que foi criada até quase à sua morte, demonstrando uma atitude de fiel devoção e uma atitude que a todos deixou sensibilizados quando pediu que o seu corpo fosse sepultado vestido com a sua velha farda da fanfarra.
PROGAMA DAS COMEMORAÇÕES
132º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO PESO DA RÉGUA

Medalha de Mérito de Protecção e Socorro no grau ouro e distintivo azul - Despacho
Clique  nas imagens para ampliar. Edição de imagens e texto de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Novembro de 2012. Este artigo pertence ao blogue Escritos do Douro. Texto e imagens originais cedidos pelo Dr. José Alfredo Almeida (JASA). Só é permitida a reprodução e/ou distribuição dos artigos/imagens deste blogue com a citação da origem/autores/créditos.

Nenhum comentário: