sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Colectânea literária e musical de ALTINO MOREIRA CARDOSO

Altino Moreira Cardoso nasceu em 8.12.1941, na freguesia de Loureiro, concelho de Peso da Régua. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Coimbra, em 1969.
A sua tese de licenciatura versou a obra de um poeta da PRESENÇA: Afonso Duarte.
Frequentou, ao mesmo tempo, como elemento da Tuna Académica e do Conjunto de Câmara Carlos Seixas, o Conservatório de Música de Coimbra, na especialidade de Violino. (...) Concluído o Curso de Ciências Pedagógicas (também na Fac. de Letras da U.C.), seguiu o Ensino Secundário, com Estágio e Exame de Estado no Liceu Normal de D. João III, em Coimbra (1972). Trabalhou em algumas escolas secundárias, entre as quais: Colégio de Porto de Mós, Liceu de Vila Real, Liceu da Amadora, Liceu de Queluz (efectivo 1973-2002).
Em complemento da actividade pedagógica tem elaborado e editado diversos trabalhos, de que se cita uma obra sobre estratégia de preparação de EXAMES (Amadora-Sintra,1996), adoptada no ensino universitário (Univ. Internacional). (...)

Outras obras:
A - Edição da Didáctica Editora:
FRANCE- CENTRES D'INTÉRÊT, 1973);
É autor de centenas de canções (algumas registadas na SPA), entre as quais músicas para: a Infância, os poetas portugueses, a História de Portugal, os Contos Populares, a MENSAGEM de Fernando Pessoa...
Alguns conjuntos (populares, corais e instrumentais), têm utilizado e gravado canções suas, nomeadamente o Regional Duriense, os Rabelos do Douro, a Tuna da Escola Sup. Agrária de Santarém, o Orfeão de Leiria. (...)
Como jornalista, colaborou na revista Música & Som (1976-1979) e, com funções directivas, na Tribuna de Queluz, no Jornal da Amadora e no Jornal de Queluz.
Fundou e dirigiu o Jornal AMADORA-SINTRA (1991-2003). Mantém as Edições AMADORA-SINTRA. (...)
- In DICIONÁRIO DOS MAIS ILUSTRES TRANSMONTANOS (adapt.) - J. Barroso da Fonte. In Folclore de Portugal. As Edições AMADORA-SINTRA têm publicado as suas obras mais recentes. Transcrito do portal da ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO DE VILA REAL.
Para contacto e aquisição das obras de Altino M. Cardoso:

Clique nas imagens para ampliar. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Janeiro de 2014. Este artigo tem a autorização de Altino M. Cardoso e pertence ao blogue Escritos do Douro. É permitido copiar, reproduzir e/ou distribuir os artigos/imagens deste blogue desde que mencionados a origem/autores.

Nenhum comentário: