segunda-feira, 2 de setembro de 2013

RECONHECIMENTO - Uma nova ambulância para os valorosos Bombeiros da Régua!

Peso da Régua - Bombeiros da Régua receberam uma nova ambulância oferta da Symington Family Estates: Com a presença de Paul Symington, mais seis administradores e alguns trabalhadores da Symington, onde também estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, Eng. Nuno Gonçalves, Dr. Duarte Caldeira, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses e os Presidentes da Direções dos Bombeiros do Pinhão e de Palmela, esta a representada pelo popular desportista Octávio Machado, a cerimónia da bênção da nova ambulância dos Bombeiros da Régua realizou-se, no passado dia 31 de agosto, no Quartel Delfim Ferreira, que foi doada generosamente pela grande produtora de vinhos na Região Demarcada do Douro, a conhecida firma Symington que, mais uma vez, promoveu uma relevante ação social para o interesse e bem-estar das populações onde estão inseridas as suas quintas.

A bênção desta ambulância foi realizada pelo Padre Luís Marçal que, depois de umas breves palavras alusivas ao momento, durante a celebração religiosa pediu aos presentes um minuto de silêncio em homenagem pela morte trágica de cinco jovens bombeiros falecidos nos combates aos fogos florestais deste verão.

Depois os presentes e convidados foram recebidos no bonito Salão Nobre do Quartel, que tem o nome do benemérito reguense António José Rodrigues, pela direção da Associação, representada pelo seu presidente Dr. José Alfredo Almeida, que anunciou a presença de uma figura importante que, apesar de estar atrasada, vinha assistir à cerimónia e realçar o seu exemplo de humanismo no seu tempo com dos Symingtom no presente. E ficaram surpreendidos ao verem entrar a sócia-contribuinte nº1 da associação, a lendária figura histórica D. Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha da Régua, brilhantemente interpretada pela atriz amadora Olga Alves, numa direção da Dr. Maria José Garcia, que ali representavam a Universidade Sénior do Peso da Régua, sendo no final ambas muito aplaudidas por mais uma inesquecível atuação e colaboração cheia de bom gosto, de rigor histórico e de grande cultura.

Intervieram também neste sessão de gratidão à família Symingtom, presente no Douro, desde o ano 1882, isto é, há mais de cinco gerações, o Presidente da Assembleia Geral da Associação, Dr. José Alberto Marques que, num discurso de grande conteúdo e saber, salientou o ato de benemerência do homenageado, afirmando o seu singular exemplo no momento difícil em que vivemos, sendo depois seguido de umas breves palavras do Dr. Duarte Caldeiras e do Presidente da Câmara do Peso da Régua, ambos a reconhecem o gesto e dádiva de grande valor para o trabalho e a missão dos bombeiros da Régua.

Antes de receber um bonito capacete de bombeiro, com uma inscrição gravada numa placa como o agradecimento dos bombeiros da Régua, das mãos de pequeno soldado da paz, Paul Symington usou da palavra para dizer que estava satisfeito da sua empresa não quer ter apenas lucros na sua atividade, mas poder ajudar os bombeiros e a importância da sua empresa poder participar no desenvolvimento das pessoas e das instituições sociais que trabalham para o bem coletivo da região do Douro.

A sessão acabou com uma magnífica palestra proferida pelo Dr. Duarte Caldeira sobre os atuais desafios das associações de bombeiros, que pelo seu brilhantismo e conhecimento desta matéria, muito agradou a todos os presentes.

Foi mais uma cerimónia que não deixará de enriquecer o longo historial dos Bombeiros da Régua, que desde 1880, se afirmaram na comunidade reguense com uma vontade de servir e, como a Symington, têm as raízes bem assentes no chão duriense e trabalham com um lema Vida por Vida, a pensar no bem-estar das pessoas e com olhos postos no futuro, como referiu o seu discurso o presidente de direção, Dr. José Alfredo Almeida.
Também neste blogue:
Clique nas imagens para ampliar. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Setembro de 2013. Imagens e texto cedidos pelo Dr. J. A. Almeida para este blogue. Este artigo pertence ao blogue Escritos do DouroSó é permitida a reprodução e/ou distribuição dos artigos/imagens deste blogue com a citação da origem/autores/créditos.

Nenhum comentário: