segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Bem hajam, Bombeiros do Peso da Régua!

Num dos exemplos vivos de que a idade aperfeiçoa a capacidade de desempenho, a Associação de Bombeiros de Peso da Régua vem, mais uma vez, dignificar os bombeiros portugueses com outra realização de uma utilidade e oportunidade que temos de reconhecer.

Tendo promovido há pouco um Congresso dos Bombeiros, que trouxe então à discussão temas bem importantes do sector, é agora posto em cima da mesa o futuro dos bombeiros ou, mais especificamente, os desafios para a gestão das Associações de Bombeiros. E são tantos, como se sabe. São os seguros dos bombeiros, é o modelo de financiamento, é tanto mais.

É importante este tipo de acções. Os bombeiros portugueses precisam de estar cada vez mais preparados, cada vez mais capazes de gerar confiança em si mesmos, mas de merecerem ainda mais a confiança da população que, todavia, os reconhece já como um dos sectores mais respeitados e de maior confiança – 84%. É justo. Mas queríamos merecer ainda mais. E a Associação de Bombeiros de Peso da Régua tem lutado por isso, dá exemplo, é incansável num esforço que, afinal, outro objectivo não tem do que fazer com que os bombeiros sirvam cada vez melhor a população na salvaguarda de vidas e bens.

Estamos, de facto, num tempo, em que os desafios são cada vez maiores. Sabem disso o ministro da Administração interna Miguel Macedo e o Secretário de Estado Filipe Lobo Ávila, que têm mostrado uma sensibilidade enorme neste domínio, e que desejamos cada vez mais aliados nos esforços precisos e merecidos numa causa que, realmente, não é só dos bombeiros mas de toda a população que servem, isto é, de todo o povo português.

Os bombeiros, o Governo e a população precisam de facto de estar unidos perante tantas dificuldades, perante riscos que se mostram cada vez maiores e que não podem deixar de ser enfrentados com competência, com eficácia, com dedicação.

Vamos a isso.

Bem hajam, Bombeiros do Peso da Régua!
- Octávio Machado, Presidente da AH Bombeiros de Palmela
Clique nas imagens para ampliar. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Setembro de 2013. Texto e imagens cedidos pelo Dr. José Alfredo Almeida. Este artigo pertence ao blogue Escritos do DouroSó é permitida a reprodução e/ou distribuição dos artigos/imagens deste blogue com a citação da origem/autores/créditos.

Nenhum comentário: