sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tertúlia João Araújo Correia - ROTEIRINHO

"A Tertúlia João de Araújo Correia vai realizar, no próximo dia 1 de junho, o 1º Roteirinho em torno da geografia afetiva do escritor, nascido em Canelas.

Chamámos roteirinho a este percurso pedestre pela sua curta extensão, mas também porque o diminutivo exprime o carinho com que nos propusemos pisar sítios andarilhados por João de Araújo Correia.

O seu amor à aldeia natal transparece, a cada passo, nas suas crónicas, trate-se do pelourinho desaparecido, da ermida da Srª das Candeias, do material autêntico ligado aos trabalhos da vinha e do vinho, do artesanato, do sino de bronze, dos jograis Bonamis e Acompaniado e doutras coisas a evocar na caminhada. Ela nos obrigará a paragens impostas pela sua especificidade, como a Fonte do Milho, local de interesse arqueológico, onde um perito na matéria nos prestará os esclarecimentos necessários.

Preocupado com a lentidão do processo de escavações e estudo de uma área a fazer lembrar Conimbriga, o escritor reguense exprime, na crónica “Fonte do Milho”, um voto decerto partilhado com quantos são sensíveis às marcas da nossa ancestralidade que urge preservar.

Inscreva-se e traga um amigo.
"Já não há caminhadas, filas de homens valentes, que levavam a uva ao lagar em cestos altos, inclinados como torres bêbedas de sumo. Tão valentes e tão alegres eram, que dançavam e tocavam debaixo do carrego - pena de passarinho para os ombros de Hércules" (Pó Levantado: 116-117)
- João de Araújo Correia

Clique nas imagens para ampliar. Sugestão de texto e imagens do Dr, José Alfredo Almeida - JASA. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Maio de 2013. É permitido copiar, reproduzir e/ou distribuir os artigos/imagens deste blogue desde que mencionados a origem/autores/créditos.

Nenhum comentário: