sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ainda o 132º Aniversário da AHBombeiros da Régua

Secretário de Estado da Administração Interna entrega a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro aos Bombeiros da Régua

O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo DÀvila, deu a conhecer, na manhã de domingo, na Régua, algumas medidas de apoio para os bombeiros portugueses, aprovadas num pacote legislativo. Uma delas é aprovação de legislação que reforça o estatuto social do bombeiro.
- Almeida Cardoso

Os bombeiros de Peso da Régua assinalaram, no domingo, a passagem de mais um ano de vida da corporação. As cerimónias, que tiveram a presença recreada da Ferreirinha, foram presididas pelo secretário de Estado da Administração Interna que esteve atento aos pedidos de apoio que lhe foram dirigidos, nomeadamente em relação ao Ministério da Saúde e às questões da nova Lei do Financiamento dos Bombeiros, e prometeu um diálogo profícuo.

O reconhecimento do papel do voluntariado, o reforço do estatuto social do bombeiro, nas áreas sociais e na educação, e ainda o novo enquadramento das forças e agrupamentos foram algumas das novidades deixadas por este membro do Governo. Jaime Soares, presidente da Liga, lembrou que os bombeiros suportam grande parte da prestação de socorro, com as despesas inerentes.

Depois do presidente da Assembleia Geral, José Alberto, evocar um pouco da histária e a realidade da associação, o presidente da Direção, Alfredo Almeida, lembrou a ajuda importante prestada pelo Município local, e que por ano a gestão da instituição ultrapassa os 340 mil euros. Precisamente, o responsável pela autarquia, Nuno Gonçalves, prometeu ?continuidade do apoio?

O momento foi aproveitado para a atribuição de medalhas e distinções a vários elementos da corporação e a antigos dirigentes. Neste âmbito, foram entregues os crachás de ouro (galardão máximo) da Liga dos Bombeiros Portugueses a Aires Querubim e António Bernardo Pereira, e as medalhas de ouro, a título póstumo, a Joaquim Sequeira Teles e ao bombeiro Manuel Carneiro, fanfarrista.

A cerimónia terminou com atribuição da Medalha de Mérito e Proteção e Socorro à associação em festa. De sublinhar a doação do casal Arnaldo Monteiro e Albertina Monteiro (pais do médico Jorge Almeida e ex-deputado do PS) de cerca de 720 livros para a biblioteca dos bombeiros de Peso da Régua.
Clique  nas imagens para ampliar. Imagens e texto cedidos pelo Dr. José Alfredo Almeida (JASA) e editadas para este blogue. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Dezembro de 2012. Este artigo pertence ao blogue Escritos do DouroSó é permitida a reprodução e/ou distribuição dos artigos/imagens deste blogue com a citação da origem/autores/créditos.  

Nenhum comentário: