terça-feira, 11 de setembro de 2012

Boas Novas: Posto de Emergência Médica do INEM na Régua

A partir de 1 de Outubro de 2012, INEM monta Posto de Emergência Médica e atribui uma nova Ambulância de Socorro aos Bombeiros da Régua.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Peso da Régua (representada pelo Presidente da Direcção, José Alfredo Saraiva Almeida) assinaram um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica.

Assim, já a partir do próximo dia 1 de Outubro, este Corpo de Bombeiros passa a assumir um papel activo na emergência médica, operacionalizando assim uma ambulância de socorro do INEM que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho.

Para constituição do Posto de Emergência Médica nos Bombeiros Voluntários do Peso da Rega, o INEM cede uma ambulância de socorro  e o  respectivo equipamento, procedendo ao pagamento de um prémio de saída por cada serviço prestado, bem como à atribuição de um subsídio trimestral fixo. Por sua vez, os Bombeiros da Régua asseguram a operacionalidade do meio e a respectiva tripulação para cumprimento das missões de emergência médica determinadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

Esta nova ambulância de emergência que ficará brevemente ao dispor do serviço de transportes dos Bombeiros da Régua - que no passado foi denominado de CRUZ D'OURO - é destinada à estabilização e ao transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde e cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida.













Entre esse velho e glorioso Corpo de Saúde dos Bombeiros Voluntários da Régua, que teve o bom nome de CRUZ D'OURO, e o moderno Posto de Emergência Médica decorreram  perto de 100 anos no serviço de transportes de doentes que evoluiu sempre para garantir mais qualidade à população do concelho do Peso da Régua.

Clique nas imagens para ampliar. Texto e imagens cedidos pelo Dr. José Alfredo Almeida (JASA). Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Setembro de 2012. Este artigo pertence ao blogue Escritos do Douro. É proibido copiar, reproduzir e/ou distribuir os artigos/imagens deste blogue sem a citação da origem/autores/créditos. 

Nenhum comentário: