quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Último Tributo a Manuel Carneiro - Símbolo da Fanfarra dos Bombeiros da Régua

(Clique na imagem para ampliar)
Faleceu Manuel Carneiro, no passado dia 21 de Agosto, com 86 anos, vítima de doença, em sua casa, junto do carinho dos seus familiares, um homem simples que a Fanfarra dos Bombeiros da Régua  (este ano comemorou 36 anos de existência), bem com todos os bombeiros não podem esquecer na  história da sua mais que secular Associação.

Filho adoptivo da Princesa do Douro, cedo a acolheu como seu berço materno. A sua paixão maior foi a Fanfarra dos Bombeiros da Régua que integrou desde a sua criação e fez parte muitos anos, e quase até ao limite das suas forças. Apesar da sua avançada idade, nunca desistiu de pertencer à Fanfarra, servindo como um elo de ligação de sucessivas gerações de adolescentes, que ele ensinou e acarinhou como se fossem seus filhos.

Foi uma figura querida e admirada pelos reguenses, que sempre o viram presente nos ensaios e nos inúmeros desfiles que participou na cidade da Régua e em outros lugares do país, quer fizesse frio, chuva ou calor, dando exemplo aos mais novos e provando a todos nós que os sonhos nunca têm idade.

Como testemunho do superior e desinteressado amor aos Bombeiros da Régua e, muito em especial, à sua Fanfarra escolheu farda da fanfarra que sempre usou em vida como sua última veste, e foi essa que levou para a Eternidade, depois de o seu caixão descer à sepultura no cemitério de Godim, ao som dos clarins tocados pelos jovens da nossa Fanfarra, que se fizeram representar para lhe prestarem uma última homenagem de gratidão.

Faleceu como viveu, um homem simples e sério, mas grande na sua Alma e que, sem qualquer dúvida, será um inesquecível símbolo da Fanfarra dos Bombeiros da Régua. A toda a sua família, a Direcção, Comando e o Corpo de Bombeiros da Associação de Bombeiros da Régua curva-se de respeito perante o seu exemplo de dedicação que certamente não cairá em terra seca, mas sim terra fecunda como é o sagrado solo reguense.

Paz à sua Alma!
- José Alfredo Almeida - Associação de Bombeiros da Régua, Agosto de 2012

Imagem de Manuel Carneiro e texto cedidos pelo Dr. José Alfredo Almeida. Também publicado no semanário regional "O ARRAIS" edição de 30 de Agosto de 2012. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Agosto de 2012. Permitida a reprodução e/ou distribuição dos artigos/imagens deste blogue sómente com a citação da origem/autores/créditos.

Sem comentários: