segunda-feira, 9 de julho de 2012

Retalhos - O Douro, num passeio de comboio a vapor

Transcrição: O comboio histórico está de regresso aos carris. Até Outubro é possível visitar a região numa autêntica viagem no tempo.
Uma locomotiva a vapor construída em 1925 e cinco carruagens históricas percorrem desde o passado dia 30 de Junho a distância que vai da estação da Régua à estação do Tua. A conhecida viagem no tempo pelos trilhos do Douro proposta pela CP esteve este ano ameaçada por falta de financiamento, mas os apoios chegaram a tempo para poder reabrir o percurso nos meses mais quentes do ano.
É assim que volta a ser possível percorrer num comboio a vapor a paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Todos os sábados, de 30 de Junho a 13 de Outubro, e nos primeiros quatro domingos de Setembro, o Comboio Histórico do Douro fará este trajecto de cerca de 80 minutos (3 horas e meia, se contarmos com a ida e volta mais paragem). Durante a viagem, enquanto a vista repousa entre as calmas águas do Douro e as vinhas, a CP garante animação a bordo, com cantares regionais ao vivo, oferta de bôla regional e um cálice de vinho do Porto. Já no Tua pode-se observar a inversão na linha da máquina a vapor com recurso a uma placa giratória.
O preço do bilhete é de 45€ para os adultos e 25€ para as crianças (5 aos 12 anos, inclusive). Caso queira juntar ao passeio o percurso até à Régua de comboio, de qualquer outro ponto do país, a CP propõe preços especiais. E se quiser ficar a passar a noite num dos hotéis da zona, saiba que os clientes do Comboio Turístico usufruem de condições preferenciais. A informação mais detalhada está no site da CP.
Horários: Sábados - Partida da estação da Régua às 14:48 e chegada à estação de Tua às 16:05; Regresso: saída da estação do Tua às 17:06 e chegada às 18:22. Domingos – Partida da estação da Régua às 09:45 e chegada à estação de Tua às 11:02; Regresso: saída da estação do Tua às 11:58 e chegada às 13:14.

Contactos: 221 052 503/ 511/ 524

Site: CP 
Outras "linhas" ...
Clique nas imagens para ampliar. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Julho de 2012. É permitido copiar, reproduzir e/ou distribuir os artigos/imagens deste blogue desde que mencionados a origem/autores/créditos.

Nenhum comentário: