terça-feira, 10 de julho de 2012

Recortes - Um, dois, três, uma história de cada vez


Transcrição: Com financiamento do Plano Operacional de potencial Humano e ideia do Agrupamento Vertical de Escolas do Sudeste do concelho de Baião e com o intuito apreciável de promover e generalizar os hábitos e a prática de leitura no seu universo escolar, foi feito o lançamento de um livro de ‘contos’ Um dois três uma história de cada vez, que reúne quarenta histórias de autores diversos, ilustrado pela aluna Ana Margarida Almeida que foi, na edição de 2012, uma das brilhantes vencedoras do Concurso Nacional de Leitura, como sabem uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura. Aqui fica o início de um dos contos, que faz sede, do André Marante, 7º B da EB2,3/SMZ e a ilustração da capa, a querer ver as outras, da Ana.

Estrela cadente ou 
meteoro?
Numa daquelas noites quentes de verão e muito estreladas em que pasmamos a observar o céu e a ouvir o som dos grilos, eu lembro que sou um dos felizardos que ainda pode fazer isso já que tenho a sorte de morar numa região lindíssima, Renato, o meu melhor amigo, sentado na soleira da porta da minha coziinha, disse-me:

- Olha, uma estrela cadente...pede um desejo.

Eu já tinha ouvido falar nas aulas de Ciências  que as estrelas cadentes, isto é, os meteoros, é assim que a minha professora de Ciências faz questão que chamemos às estrelas cadentes, não são mais do que um fenómeno luminoso que acontece na atmosfera. Mas, também, desde pequenino, ouço as várias histórias  que a minha avó conta e, entre os vários ensinamentos dela, um deles diz que quando virmos uma estrela cadente, temos de fazer um pedido.
(...)
Do FaceBOOK - ALUNA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DE ARAÚJO CORREIA VENCEDORA DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
A Ana Margarida Almeida, aluna do 8.º 2 da Escola EB 2, 3 de Peso da Régua, foi a vencedora do 1.º Prémio da 6.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. 
Tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a 3.ª fase do concurso pretendia avaliar a leitura das obras “Mundo em que Vivi” de Ilse Losa, “As viagens de Gulliver” de Jonathan Swift e “Oliver Twist” de Charles Dickens.
Nesta final, realizada no programa "Decisão Final" de 4 de julho, na RTP, a aluna ganhou um computador e uma máquina de filmar e acumulou o prémio de 1500€ para a biblioteca da Escola.
Numa simpática mensagem dirigida à equipa da Biblioteca Escolar, a Ana Margarida referiu que “foi um prazer representar o distrito, a escola, os professores e a turma, de quem gosta muito” e agradeceu “à Escola e aos Professores que lhe permitiram participar neste projeto”.
Ana Margarida Almeida, estudante, natural do Peso da Régua também ilustrou neste blogue o post "Leonardo, o bombeiro" de Mónica Baldaque, publicado em 5 de Outubro de 2011. Clique nos desenhos acima para ampliar. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Julho de 2012.   

Nenhum comentário: