quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Biblioteca Municipal do Peso da Régua - Conversas à Quinta

Região | 06-12-2011 - Transcrição do "Noticias de Vila Real"
Peso da Régua: A Imprensa Local na primeira pessoa

“A Imprensa Local na primeira pessoa” foi o tema do conversas à Quinta, realizado na passada Sexta-feira, 2 de Dezembro, na Biblioteca Municipal do Peso da Régua.


Mário Joaquim falou da conjuntura em que saiu à rua o Jornal O Arrais, em 1978. À data, funcionário da tipografia Imprensa do Douro, Mário Joaquim foi um dos impulsionadores para que esta publicação semanal se concretizasse na sociedade reguense. O jornal foi bem aceite pelo público, tendo ao longo de décadas consolidado um lugar de distinto apreço. Colaboradores como Camilo de Araújo Correia, Manuel Braz de Magalhães, Jaime Ferraz Gabão, entre outros, garantiram-lhe o prestígio.

Enquanto mestre das artes gráficas, Mário Joaquim explicou a evolução das técnicas de composição e impressão, sublinhando o grande desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, refletido na comunicação escrita. A apresentação foi apoiada em exemplares de letras em madeira e chumbo, para melhor compreensão dos participantes nesta tertúlia de como a arte gráfica se concretizava.

Na bagagem, Mário Joaquim trouxe ainda as primeiras duas décadas de publicações do Jornal O Arrais.

Nenhum comentário: