sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Peso da Régua - Duzentas mulheres homenageiam Dona Antónia Adelaide Ferreira


ÚLTIMA HORA | 11-11-2011

200 mulheres homenageiam a Ferreirinha nos 200 anos do seu nascimento
Duas centenas de mulheres vão reunir-se num jantar comemorativo no Museu do Douro, em Peso da Régua, na sexta-feira, às 19h00, para homenagear Dona Antónia Adelaide Ferreira, nos 200 anos do seu nascimento.
A iniciativa, associada à exposição “Dona Antónia, uma vida singular”, conta com empresárias, investigadoras, produtoras e várias enólogas, entre outras mulheres ligadas à vitivinicultura duriense. Todas elas também exemplo da determinação e pragmatismo que este encontro quer celebrar.
A “Homenagem de mulheres a uma grande mulher” organizada pela Associação Sabrosa Douro XXI, com apoio da Turismo do Douro, entre outras entidades da região, começa com um Porto de Honra e uma visita à exposição que pode ser vista no Museu do Douro até Abril de 2012. Segue-se um debate sobre o “O Papel da Mulher no desenvolvimento da Região Duriense”, num jantar acompanhado dos melhores vinhos e produtos regionais. A animação fica cargo da tuna feminina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O nome de D. Antónia Adelaide Ferreira é hoje incontornável, quando se fala nos vinhos do Porto e do Douro, produtos-marca fundamentais no país. A Ferreirinha, como ficou conhecida, nasceu na Régua em 1811 e tornou-se um exemplo maior da iniciativa, perseverança e luta individual em defesa do Douro e da região vinhateira: foi proprietária e gestora de várias quintas que herdou e comprou, estando atenta a todas as iniciativas económicas que pudessem então sustentar a Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto; lutou contra a praga da filoxera; e fez da garantia da qualidade do vinho do Porto um dos seus objectivos de vida.
Símbolo do empreendedorismo, mas também da generosidade, teve a coragem para desafiar homens poderosos. É sua a frase “cada um na sua terra deve fazer tudo o que seja para bem da humanidade” (1855), tendo contribuído, de forma efectiva, para o reforço da empresa que dirigiu e para a riqueza do país e da região onde criou oportunidades.
A Associação Sabrosa Douro XXI é uma organização que pretende criar uma dinâmica associativa e tem por base a promoção do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial Humanidade, estimulando a criação de um trabalho em rede de cooperação entre as entidades e empresas associadas, nos domínios da economia, da cultura e do turismo no concelho de Sabrosa, onde se situa uma das mais emblemáticas quintas de D. Antónia Ferreira (Quinta do Porto). (transcrição)
D. Antónia Adelaide Ferreira no "ESCRITOS DO DOURO"

Sem comentários: