terça-feira, 1 de novembro de 2011

41º Congresso dos Bombeiros Portugueses

O 41º Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), reunido na Régua entre 28 e 30 de Outubro, escolheu o comandante Jaime Marta Soares para liderar a confederação até final de 2014 e, a uma só voz, vencedores e vencidos apelaram à unidade no momento difícil que as associações de bombeiros atravessam.

O comandante Jaime Marta Soares venceu as eleições com 375 votos contra os 298 arrecadados por Joaquim Rebelo Marinho. Marta Soares é actualmente o presidente da mesa de congressos da LBP, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra e comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares. Joaquim Rebelo Marinho é vogal da direcção da Escola Nacional de Bombeiros, por indicação da LBP, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu e presidente da assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Satão.
Este encontro com mais oitocentos participantes foi uma disputa eleitoral mas, depois disso, constituiu uma jornada de apelo à unidade perante as gravíssimas dificuldades por que os bombeiros portugueses estão a passar. De tal modo, que a sobrevivência de muitas associações começa já a estar em causa.

No cerne da questão está o transporte programado de doentes e as decisões ou demissões unilaterais do Ministério da Saúde de incumprimento do acordo estabelecido com a LBP nesse domínio e que, em primeira instância está a coarctar aos cidadãos o direito de aceder a esse transporte. A queda abrupta dos pedidos de transporte com a consequente quebra de receitas, em média superior a 50 por cento, está na origem da difícil situação financeira vivida pelas associações e corpo de bombeiros. Essa situação teve já como consequência imediata o despedimento de muitos colaboradores dos bombeiros que asseguravam o transporte de doentes.
No decorrer do congresso foi também sublinhada a urgência de um modelo de financiamento dos bombeiros que substitua o modelo actual provisório e desfasado já que , inclusive, os seus valores não são actualizados há quatro anos e os custos do dia a dia não têm parado de crescer.

No âmbito do sistema de protecção civil, do congresso saiu reforçada a vontade dos bombeiros de, participando nesse sistema, poderem ter uma direcção autónoma como todos os restantes agentes da protecção civil.

A sessão de abertura do congresso decorreu nos paços do concelho de Peso da Régua com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, Filipe Lobo de Ávila, enquanto a sessão de encerramento, realizada no pavilhão multiusos municipal, foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. No decurso desta sessão procedeu-se à atribuição da Fénix de Honra ao Provedor da LBP, comandante Fernando Vilaça.

De destaque no programa deste Congresso foi também a apresentação do livro “Memórias dos Bombeiros do Peso da Régua”, da autoria do Dr. José Alfredo Almeida, presidente da AHBV do Peso da Régua e da Federação dos Bombeiros de Vila Real, apresentado no belíssimo salão nobre da Casa do Douro, pelo padre Vitor Melicias, que elogiou o trabalho do autor e qualidade da obra, pelo enaltecimento do colectivo de acontecimentos ímpares na vida de uma associação/corpo de bombeiros com 131 anos de história.
No final, decorreu um desfile apeado e motorizado de cariz temático que permitiu conhecer as várias valências e tipos de missões e socorro prestados pelas associações de bombeiros do distrito de Vila Real. Associaram-se também ao desfile diversos guiões de federações distritais e associações e corpo de bombeiros de outras zonas do país.
- Peso da Régua, 1 de Novembro de 2011

Clique  nas imagem acima para ampliar. Imagens de Francisco Ferreira/Foto Baía. Texto e imagens cedidas pelo colaborador deste blogue, Dr. José Alfredo Almeida. Edição de J. L. Gabão para o blogue "Escritos do Douro" em Novembro de 2011.
Retalhos do desfile apeado e motorizado de cariz temático das associações de bombeiros do distrito de Vila Real
(Clique nas imagens para ampliar)
Nova pagina 1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
41º CONGRESSO DOS BOMBEIROS PORTUGUESES
A Régua foi a Capital dos Bombeiros de Portugal
Jornal "Arrais", quinta-feira, 03 de Novembro de 2011
(Click com o "rato/mouse" para ampliar e ler)

Nenhum comentário: