domingo, 28 de agosto de 2011

Roteiro: Uma viagem de comboio às vindimas do Douro!


Transcrição de 'escape.pt' - Esta é a época mágica do Douro: As vindimas trazem gente de todo o país às escarpas para colher as uvas com as quais se vão produzir os vinhos de 2011. Uma atividade árdua mas cada vez mais apreciada por estrangeiros e portugueses que querem participar no ritual de colher as uvas.

Se é o seu caso, conheça um programa especial que une esta época festiva da colheita a uma viagem de comboio por um único belíssimo percurso, entre o Porto e a Régua.

Para celebrar a tradição tão portuguesa e típica desta região do Douro, a CP criou um programa de lazer que dá conhecer, durante um dia, o processo produtivo do vinho, nos fins de semana de 11, 18, 24 de setembro e 1 de Outubro.

Convívio e festa, típicos desta altura do ano em torno da colheita das uvas, além de animação musical, com cantares regionais e iguarias locais enchem o dia.

Conhecer as tradições das vindimas na região do Douro, participar nas lagaradas e recriar este momento emblemático da história da vinha portuguesa é o objetivo do percurso, que começa cedo, no Porto.
O programa começa com uma viagem de comboio pela Linha do Douro, num comboio que parte às 08h45 da estação de Porto Campanhã e permite apreciar as belas paisagens do Douro Vinhateiro, os socalcos cobertos de vinhas e as quintas produtoras.

Chegados à Régua, um serviço rodoviário encarrega-se do transporte até à Quinta de Campanhã, onde aguardam diversas atividades como atuação de rancho folclórico, degustação de cálice de vinho do Porto, visita guiada à adega e área de produção do vinho, almoço regional e ainda atuação do grupo de cantares e danças da região.

Durante a tarde, é possível participar em “lagaradas” – uma tradição em que após a apanha, as uvas, são colocadas nos lagares de granito para serem pisadas enquanto se canta e dança, celebrando desta forma o final de um ano vinícola.

O regresso acontece às 18h17 da estação da Régua, com chegada prevista ao Porto às 20h18.

O Programa Festa das Vindimas custa 49 euros por pessoa (adulto) ou 29 euros (criança) e inclui a viagem de comboio especial, transfer de ida e volta de autocarro entre a estação e a Quinta de Campanhã, cálice de vinho do Porto à chegada à quinta, almoço e animação.

Mais informações e reservas na página da CP.

Texto e imagens do portal "escape.pt". Clique nas imagens acima para ampliar.

Nenhum comentário: