quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Júlio Pomar inspira-se em paisagem duriense durante o Douro Film Harvest


Júlio Pomar é convidado para a próxima edição do Douro Film Harvest, que decorre de 5 a 11 de Setembro. O pintor vai criar um quadro, inspirando-se num cenário único e inesquecível: a paisagem duriense, uma verdadeira paleta de cores em plena época de colheitas. Júlio Pomar é um dos maiores nomes da arte europeia. Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e passou pelas Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto, sem ter, no entanto, frequentado aulas de pintura. Ao longo da sua carreira expôs em galerias por todo o mundo, fez desenho, gravura, escultura, ilustração, tapeçaria, azulejo, cerâmica e assemblage. (In Douro Film Harvest que decorre de 5 a 11 de Setembro, em Alijó, Pinhão, Favaios, Vidago e Penedono)

O pintor é convidado para a próxima edição do Douro Film Harvest, que decorre de 5 a 11 de Setembro, em Alijó, Pinhão, Favaios, Vidago e Penedono. Júlio Pomar vai criar um quadro, tendo como inspiração um cenário único: a paisagem duriense, tela de cores em plena época de colheitas que este ano celebra uma década de elevação a Património da Humanidade pela Unesco. Verdadeira plataforma cultural e enoturística, além de uma selecção especial de filmes, o DFH sugere exposições e espectáculos, com Sophie Madeleine, Ricardo Imperatore e os boTECOeletro a actuarem no Douro.
Sendo um dos nomes maiores da arte europeia, Júlio Pomar estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e passou pelas Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto, sem ter, no entanto, frequentado aulas de pintura. Ao longo da sua carreira expôs em galerias por todo o mundo, fez desenho, gravura, escultura, ilustração, tapeçaria, azulejo, cerâmica e assemblage. Hoje dedica-se sobretudo à pintura e à escrita e, em 2004, criou a Fundação Júlio Pomar.

Ricardo Imperatore, boTECOeletro e Sophie Madeleine no Douro - Nesta edição dedicada ao Brasil, com o realizador Cacá Diegues e o actor José Wilker como convidados, a música não poderia faltar. Por isso, a praia do Pinhão vai tornar-se palco para a musicalidade contemporânea de Ricardo Imperatore, dos boTECOeletro, com inspiração tradicional. O espectáculo é gratuito e aberto ao público, e tem duas sessões marcadas: no dia 7 de Setembro, às 22h00, e no dia 9 de Setembro, às 22h30.Ricardo Imperatore actua também com os boTECOeletro na festa oficial do Douro Film Harvest®, a Harvest by Night, no Vintage House Hotel, no Pinhão, na noite de 10 de Setembro. O projecto boTECOeletro resulta da pesquisa feita durante dois anos por Ricardo Imperatore, que reuniu sonoridades da música tradicional brasileira, samples, percussão e instrumentos acústicos. Lançado em 2004, o primeiro disco venceu o Prémio Tim de Música 2005 na categoria de Melhor Álbum Electrónico do ano. O tema CoconutzMass registou um enorme sucesso, sendo incluído na banda sonora do jogo FIFA Soccer 2006. A Harvest by Night conta ainda com a voz distinta da cantora e compositora Sophie Madeleine, ao som do ukelele, instrumento de cordas tradicional do Havai. O disco de estreia, Love.Life.Ukulele, foi apresentado em Itália, Alemanha, Estados Unidos da América e Reino Unido, o que lhe valeu, para além de uma legião de fãs, recordes de vendas em 27 países. Em Julho lançou um segundo álbum, The Rhytm you started, que explora novos ritmos e batidas, rompendo com os arranjos mais tradicionais do primeiro trabalho. DFH apoia a candidatura do Fado a Património da Humanidade Como apoiante da candidatura do Fado a Património da Humanidade, o Douro Film Harvest® integra no programa deste ano a exposição “Fados”, que pode ser vista no auditório de Alijó, com entrada gratuita, a partir do primeiro dia do certame, 5 de Setembro. Desde a génese até à internacionalização nos grandes palcos do mundo, a mostra “Fado” percorre partituras, cartazes, jornais, fotografias – de teatro de revista, gravações discográficas, emissões radiofónicas, cinema e televisão.Organizado pela Turismo do Douro, o DFH é presidido por Manuel Vaz, tem direcção do produtor e realizador Ivan Dias, o apoio do Turismo de Portugal e co-financiamento do programa Operacional da Região Norte (ON2).
22-08-2011 - In 'Notícias de Vila Real'

Nenhum comentário: