sábado, 29 de janeiro de 2011

AFONSO HENRIQUES NASCIDO E EDUCADO NO DOURO - Nova Teoria

(Clique na imagem para ampliar)

Projeto de autoria do escritor duriense Altino Moreira Cardoso, publicado em 19 de Julho de 2010, sobre o nascimento de D. Afonso Henriques no Douro. Prevê-se a publicação do livro definitivo com cerca de 500 páginas na Páscoa de 2011.


Quem é ALTINO MOREIRA CARDOSO: - Autor de CANCIONEIRO SALOIO e GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO — nasceu em 8.12.1941, na freguesia de Loureiro, concelho de Peso da Régua. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Coimbra, em 1969. Frequentou, ao mesmo tempo, como elemento da Tuna Académica e do Conjunto de Câmara Carlos Seixas, o Conservatório de Música de Coimbra, na especialidade de Violino. Entre 1973 e 1976 fez o Bacharelato em Direito na Universidade de Lisboa. Os primeiros anos tinha-os passado no Seminário de Vila Real, onde já se impusera pela sua enorme capacidade intelectual, com propensão para a Música. A sua tese de licenciatura versou a Obra de um poeta da Presença: Afonso Duarte.

Concluído o Curso de Ciências Pedagógicas (também na Fac. de Letras da U.Coimbra.), seguiu o Ensino Secundário, com Estágio e Exame de Estado (1972), trabalhando em algumas escolas secundárias, entre as quais: Colégio de Porto de Mós, Liceu de Vila Real, Liceu da Amadora, Liceu de Queluz (efectivo desde 1973). Em complemento da actividade pedagógica tem elaborado e editado diversos trabalhos, de que destacamos: - Tem registadas na SPA mais de duzentas canções, entre as quais músicas para a infância, para a História de Portugal, para Contos Populares... Alguns conjuntos têm gravado canções suas, nomeadamente o Regional Duriense e os Rabelos do Douro. (...) Tem sido colaborador de diversos jornais: Música & Som (1976-1979), com funções directivas na Tribuna de Queluz (no Jornal da Amadora), Jornal de Queluz e no Jornal Amadora-Sintra, que fundou em 1991 e de que foi proprietário e director.

Dirigente do SNPL (Sindicato Nacional dos Professores Licenciados); dirigente da COPAAEC (Confederação Portuguesa dos Antigos Alunos do Ensino Católico, filiada na OMAAEC, Organização Mundial do mesmo Ensino); Presidente do Conselho Fiscal da AAASVR (Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Vila Real); Presidente do Núcleo da Cruz Vermelha de Algueirão - Mem Martins; membro da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores); sócio da AAECL (Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra e Lisboa); sócio da ANPES (Associação Nacional de Professores do Ensino Secundário); sócio da AATAUC (Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra); ex-presidente do CBESQ (Centro de Bem-Estar Social de Queluz); ex-elemento do Grupo de Cantares da Casa de Trás-os-Montes de Lisboa; Presidente do Núcleo da Cruz Vermelha de Algueirão-Mem Martins; Medalha de bronze da Câmara de Sintra (1998); Professor Aposentado em 5-6-2002; Medalha do Liceu de Queluz (E S P. Alberto Neto - 2002); Medalha da Câmara M Sintra (Professores Aposentados - 2002); Presidente do Conselho Fiscal da recém-fundada CREARTIS - Associação dos Professores Escritores e Artistas; Medalha de Mérito Municipal (Prata) do Município de Sintra (29-6-2003).

ALGUMAS OBRAS PUBLICADAS: O ESTADO DO ENSINO (Entrevista radiofónica, nos 25 anos do Liceu de Queluz - 1999); O HOMEM DO DOURO NOS CONTOS DE JOÃO DE ARAÚJO CORREIA (Dezembro 2000); MANUEL DO MUNDO (teatro) (Maio 2003); O PODER MATRIARCAL NO DOURO, SEGUNDO AGUSTINA (Conferência, na Casa do Douro, seguida de intervenção de Agustina); O UNGIDO DE DIÓNISOS E OUTROS ENSAIOS (Julho de 2003); MÚSICAS PARA A MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA (2004); PADRE MINHAVA - O HOMEM E O MÚSICO (Homenagem na Câmara de Mondim de Basto, Maio de 2004); CANCIONEIRO SALOIO (Junho 2005); GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO (1º volume - Março de 2006); GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO (2º volume - Março de 2007); SEMINÁRIO DE DIAMANTE (Abril de 2006); ACESSO A FERNANDO PESSOA (2ª ed., a publicar); (...)

AFONSO HENRIQUES
NASCIDO E EDUCADO NO DOURO
Nova Teoria
(Dê duplo click com o "rato/mouse" para ampliar e ler)
AFONSO HENRIQUES NASCIDO E EDUCADO NO DOURO - Nova Teoria

Nenhum comentário: